Com o Messi brilhando barça passa do Arsenal:
Barcelona x Arsenal já virou sinônimo de jogão. Partida do Barça já virou sinônimo de golaço de Lionel Messi. Não deu outra nesta terça-feira: o time catalão venceu os Gunners por 3 a 1 no Camp Nou em dia inspirado do argentino e se classificou para as quartas de final da Liga dos Campeões.
Na temporada passada, a equipe de Pep Guardiola eliminou os ingleses nas quartas, quando Messi fez quatro gols na partida decisiva. Nesta terça, o camisa 10 marcou dois, com direito a um golaço dando chapéu no goleiro para abrir o placar e um de pênalti. Xavi fez o outro do Barça, e Busquets, que jogou improvisado na zaga, fez contra. Os espanhóis só não marcaram mais por causa da boa atuação do goleiro Almunia, que salvou vários ataques dos donos da casa.
No jogo de ida, o Arsenal venceu por 2 a 1 com virada nos minutos finais. No Camp Nou, os donos da casa saíram na frente, mas deixaram os Gunners empatarem no início do segundo tempo. O time de Arsene Wenger terá motivos para reclamar: Van Persie foi expulso logo depois do empate por continuar um lance após apito de impedimento (já tinha um amarelo). Eliminado nas oitavas pela primeira vez desde 2006/2007, o Arsenal perde a chance de ser campeão europeu em casa: a final será dia 28 de maio em Wembley.
O sorteio dos confrontos das quartas de final será feito no dia 18 na sede da Uefa. Também nesta terça, o Shakhtar Donetsk eliminou o Roma e avançou. Nesta quarta, mais duas partidas decisivas: Tottenham x Milan (vitória inglesa por 1 a 0 na ida) e Schalke x Valencia (1 a 1 na Espanha). Na próxima semana, os últimos confrontos das oitavas: Manchester United x Olympique de Marselha (0 a 0 no primeiro), Bayern de Munique x Inter de Milão (alemães fizeram 1 a 0 fora), Real Madrid x Lyon (1 a 1 na ida) e Chelsea x Copenhague (Blues venceram por 2 a 0).
Arsenal de cabeça quente, golaço de Messi
Sem Piqué e Puyol, Guardiola escalou Abidal e Busquets improvisados na zaga. As laterais eram brasileiras: Daniel Alves e Adriano. No lado inglês, Wenger entrou com Van Persie e Fábregas, recuperados de lesões. O Arsenal perdeu o goleiro Szczesny logo aos 17 do primeiro tempo, quando o camisa 53 sentiu dores nos dedos da mão esquerda após defender falta cobrada por Daniel Alves. O espanhol Almunia entrou em campo.
As principais chances criadas pelo Barça, que dominou a etapa inicial, saíam dos pés de Messi em boas arrancadas. Aos 35, Adriano quase abriu o placar: o brasileiro recebeu de Xavi após linda jogada de Iniesta e chutou na trave.
O Real Madrid só pensa na Liga dos Campeões. De olho na partida contra o Lyon, válida pelas oitavas de final do torneio europeu, marcada para a próxima quarta-feira, o técnico José Mourinho vai poupar alguns titulares contra o Hércules, pelo Campeonato Espanhol, no próximo fim de semana. Dentre eles, destaque para Cristiano Ronaldo, que não treinou nesta sexta-feira e ficará fora, apesar de não sentir mais dores na perna esquerda. No entanto, o craque português está confirmado para a Champions League, no Santiago Bernabéu, na Espanha. Na primeira partida ocorreu empate em 1 a 1, na França.
Ao lado do jogador português, o treinador José Mourinho ainda não poderá contar com Ricardo Carvalho, que ainda segue se recuperando fisicamente, assim como Higuaín, Kaká, Gago e Pedro León. Em contrapartida, Khedira, Arbeloa, Lass e Garay foram relacionados para o jogo.
Para Mourinho, seu grupo tem condições de suprir os desfalques para a partida de domingo.
- Hoje contamos com jogadores de alto nível para cobrir essas posições - disse.
No atual temporada, o Real ocupa a segunda posição no Espanhol com 67 pontos. O Barcelona lidera a competição com 74.